Procon-SP entende que as empresas aéreas e operadoras de turismo devem negociar a remarcação ou cancelamento das viagens com consumidores que tiverem interesse
Diante das manifestações e protestos políticos que estão acontecendo nos últimos dias no Chile, o Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta que é direito do consumidor, se for de seu interesse, cancelar ou remarcar as passagens aéreas e pacotes de viagens com destino ao país, sem multa ou qualquer ônus.
O Procon-SP está solicitando esclarecimentos às empresas aéreas Gol, Latam e Sky Airline sobre quais providências serão adotadas para os passageiros que desistirem de embarcar para o Chile nesse momento. Além disso, especialistas do Procon-SP estarão ao longo do dia de hoje no aeroporto de Guarulhos a fim de orientar os passageiros.
O turista brasileiro não pode ser prejudicado pela situação e deve ter o seu direito respeitado.
É recomendável que o passageiro verifique junto a empresa aérea qual o status do seu voo e que, caso opte por cancelar ou remarcar a viagem, o contato seja feito por escrito para que, se necessário, o consumidor tenha documentos para comprovar a tentativa de compor um acordo.