26/11/2019
Potirendabanos prestigiaram a solenidade.
O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, na sexta-feira (22), as novas instalações do Fórum “Desembargador Washington de Barros Monteiro”, da Comarca de Potirendaba, com a participação do presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.
Potirendaba possui 8.208 processos em andamento, 3.893 deles são execuções fiscais, 2.669 processos cíveis, 943 criminais, 226 da infância e da juventude e 477 do Juizado Especial. Esses são dados relativos a outubro, mês em que foram distribuídos 177 novos processos na comarca.
Com 13.299 mi² de área construída, as novas instalações Potirendaba oferece mais segurança, acessibilidade e bem-estar aos jurisdicionados e aos integrantes do sistema de Justiça, que ali atuam para que a solução dos conflitos seja ágil e eficaz. O novo fórum fica na Rua Pedro Siqueira, 1.043, Jardim do Bosque, com o terreno doado pela municipalidade e o prédio construído pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.
A comarca, de vara única, possui equipe composta pelo juiz diretor do fórum, Marco Antonio Costa Neves Buchala, um promotor de Justiça e 54 funcionários (incluindo estagiários e terceirizados). A previsão é de que cerca de 2 mil pessoas passem pelo fórum mensalmente. De acordo com o último levantamento do IBGE, a cidade conta com 15.449 habitantes (2010).
A cerimônia, iniciada ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pelo cantor Fabrício Luiz Perez, e presidida pelo desembargador Pereira Calças, encontrou nas palavras do magistrado Marco Antonio Costa Neves Buchala o significado da obra para a população. “Aos jurisdicionados, este edifício servirá como verdadeira casa de abrigo para as suas legítimas pretensões e, certamente, representará na prática uma melhoria significativa da prestação jurisdicional oferecida, porque a estrutura ora proporcionada terá importante impacto na qualidade do serviço oferecido.”
O deputado federal Geninho Zuliani externou o orgulho de receber o presidente do TJSP em Potirendaba. “É um orgulho para nós termos um presidente da região. O senhor, que finda a gestão em 31 de dezembro, ficará marcado pela competência, eficiência e honestidade à frente do Tribunal de Justiça. O Brasil está mudando para melhor e o Congresso Nacional tem se esforçado muito para aprovar os principais marcos regulatórios e as reformas estruturantes; precisamos diminuir o tamanho do Estado, fazer com que o Brasil volte a crescer e criar emprego para as pessoas. Contem comigo, meu gabinete está à disposição.”
Nas palavras do prefeito de Potirendaba, Flávio Daniel Alves, que fez um resumo dos trabalhos que tem desenvolvido na cidade, “as reformas são importantes para a geração de empregos e para que o país volte a crescer. Nós, aqui, estamos trabalhando. O antigo prédio do fórum será o nosso Ganha Tempo”, anunciou.
Ao encerrar a solenidade, o presidente Pereira Calças falou da importância das obras que vêm para beneficiar a população. “Nas novas instalações, neste belíssimo salão do júri, que engrandece a Comarca de Potirendaba, o doutor Buchala, com muita competência e sabedoria, terá muito prazer em presidir o plenário da soberania constitucional do Tribunal do Júri. Na minha vida fiz isso mais de trezentas vezes, nessa sempre muito democrática instituição republicana. Embora haja opiniões diversas, sempre entendi que o Tribunal do Júri é uma instituição que deve ser preservada na carta da República.”
Em sua saudação, o presidente Pereira Calças saudou o avô, o pai e a mãe do juiz Buchala. “Seu avô, o professor Jaime da Costa Neves, com quem dei aula durante muitos anos, um primor de mestre de penal da região, antigo aluno das Arcadas, explicava como ninguém o crime de abigeato, um dos crimes mais comuns à época na região. Falávamos de direito penal por longas horas.”
Ao deputado federal Geninho Zuliane, o presidente fez um reconhecimento em público do apoio e da parceira para o Poder Judiciário. “Na Reforma Previdenciária ele muito nos ajudou. Também tivemos um sério problema relativo à competência da Justiça federal. Tanto no que concerne à competência delegada como em relação aos acidentes de trabalho e competência previdenciária. O Tribunal preparou uma nota técnica e quem fez a defesa na comissão, de São Paulo e de todos os Tribunais de Justiça, foi o deputado Geninho. E não deixou que alguns ataques feitos a socapa e a sorrelfa fossem adiante. Defendeu a competência da justiça estadual e, principalmente, a justiça dos menos favorecidos, já que a proteção jurisdicional estadual é muito mais abrangente em número de magistrados que a Justiça federal.”
Pereira Calças destacou o trabalho e a importância de todas as instituições e entidades presentes. “Estamos aqui cumprindo o nosso dever. Somos todos partícipes de uma instituição. Isso tudo um dia será história, que hoje estamos fazendo. Temos orgulho de ser paulista, orgulho de ser de Potirendaba e muito orgulho por estarmos hoje aqui. Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário têm que dar as mãos, porque somos todos servidores. Servidores de hoje e sempre.”
Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Câmara, vereador José Marcos Teixeira; o coordenador da 18ª Circunscrição Judiciária Fernandópolis e coordenador adjunto da 16ª CJ São José do Rio Preto, João Alberto Pezarini; o juiz da Vara da Infância e da Juventude e diretor da 8ª Região Administrativa Judiciária (8ª RAJ) São José do Rio Preto, Evandro Pelarin; os juízes assessores da Presidência do TJSP Rodrigo Marzola Colombini (Gabinete Civil) e Renato Hasegawa Lousano (Tecnologia, Gestão e Contratos/TGC); o juiz da 1ª Vara da Comarca de José Bonifácio, Tiago Octaviani, representando o diretor do fórum; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo Luiz Donato Silveira, representando o presidente; o representante da OAB em Potirendaba, Rafael Garcia Caliman; o delegado de polícia de Potirendaba, Adriano Ribeiro Nasser, representando o Deinter – 5; o comandante do Policiamento do Interior – 5, coronel PM Luís Henrique; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o comandante da Guarda Civil Municipal, Jacques Eduardo Sestini; o prefeito de Nova Aliança, Vandil Batista Casemiro; o procurador jurídico, Devanir Amador Fernandes, representando o presidente da Câmara de Nova Aliança; o vice-prefeito de Potirendaba, Renato Eduardo Prietro; os vereadores de Potirendaba Ivanir Moreti, Agnaldo Pedrão e Jorge D’Andrea; a ex-prefeita de Potirendaba Gislaine Montanari Franzotti; a assessora parlamentar Márcia Fonseca, representando o deputado estadual Itamar Borges; magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, advogados, servidores da Justiça e cidadãos potirendabanos.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
The post TJSP inaugura as novas instalações do Judiciário de Potirendaba appeared first on AASP.