22/11/2022

Entrevista com a cofundadora da primeira associação de adotados do Brasil


Melo & Hungaro | Últimas Notícias

Bacharel em Direito questiona a desigualdade que gera a adoção e alerta contra a romantização do processo.

­

Quem foi legalmente acolhido como filha ou filho foi alvo de adoção. Há várias maneiras de se adotar uma criança ou um adolescente no Brasil. O processo é regido pela Lei Nacional da Adoção (Lei nº 12.010/2009) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), inserido como uma política de Estado. “A adoção não deveria ser necessária, mas é; e está ligada às desigualdades sociais. Falar sobre isso não é desestimular adoções, mas pensar em longo prazo. Quando restringimos o tema a um viés familiar, fingimos ou nos esquecemos do que motiva a necessidade de ter essa política”, argumenta Larissa Alves.

­

Cofundadora da primeira associação de pessoas adotadas no Brasil, ela critica a romantização do processo em prol de adotantes e, por consequência, a invisibilidade da opinião dos indivíduos adotados, que têm suas histórias tolhidas com consequências dolorosas.

­

Para exemplificar seu ponto de vista, ela cita uma pesquisa divulgada em 2013 pela American Academy of Pediatrics. O estudo revelou que o número de tentativas de suicídio entre pessoas adotadas é quatro vezes maior do que entre pessoas que não foram adotadas.

­

“A humanidade é orientada por histórias, mas quem é adotado se vê afastado dessa memória como se de repente sua vida tivesse começado ali, naquela nova família. É desorientador e, por vezes, não se fala nada sobre isso para não magoar ou parecer ingrato com a família que nos acolheu, mas a dor está ali. É uma sensação ruim que causa problemas emocionais graves”. Sobre o ponto de vista dos filhos, Larissa fala mais no Boletim 3159.

­

Clique aqui e confira a íntegra.



  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter

Erro ao Ler: SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens