14/06/2023
Reflexões sobre a luta da igualdade de gênero e a importância da representatividade negra no Judiciário estão entre as pautas a serem discutidas.
No dia 25 de julho celebra-se o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data foi reconhecida pela ONU após muita luta das mulheres que realizaram o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas em Santo Domingo, no dia 25 de julho de 1992.
No Brasil, a Lei nº 12.987/2014, assinada pela Presidente Dilma Rousseff, reconheceu essa data como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, que inaugura um processo de lutas, batalhas e reconhecimento da mulher negra no protagonismo junto à sociedade brasileira.
Sabendo da importância dessa data, a AASP – Associação dos Advogados, que este ano completa 80 anos, promove sua reflexão em uma manhã de debates e painéis para toda a comunidade jurídica em sua sede.
O evento, que é gratuito, começa às 9h e será presencial e on-line. Acesse a programação completa e inscreva-se aqui.
Confira as palestrantes que farão parte deste momento:
Cristiane Santos de Mesquita
Formada em Medicina pela Faculdade Bahiana de Medicina. Residência em Clínica Médica nas Obras Sociais Irmã Dulce (Salvador-BA). Residência em Oncologia Clínica no IAVC (SP). Trabalha em tempo integral no SUS em dois hospitais: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), da Faculdade de Medicina da USP, e Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (HCLPM), em Mogi das Cruzes.
Nathália Tuany Duarte
Doutora em Patologia Oral e Maxilofacial e Pacientes com Necessidades Especiais na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). Mestre em Ciências na área de Oncologia pelo A.C. Camargo Cancer Center. Formada em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora universitária na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Dentista especialista em pacientes com necessidades especiais no SUS/Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Vera Cruz. Aprimoramento profissional em Câncer Bucal no A.C. Camargo Cancer Center, com bolsa Fundap (2011-2013). Aprimoramento profissional na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) (2011-2012).
Moderadora: Gabriela Cezar e Melo
Graduada em Direito pela FMU. Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela EPD. Cursando pós-graduação em Direito Médico pela EPD. Secretária Adjunta da Subseção de Diadema. Presidente da Comissão de Direito Médico da Subseção de Diadema. Membro da Secretaria da Saúde no Conselho da Saúde da População Negra do Município de Diadema.
Daldice Maria Santana de Almeida
Desembargadora Federal do TRF-3. Coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região. Coordenadora da Subsecretaria Unificada A de Turmas da 3ª Seção. Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (2015-2017 e 2017-2019).
Debora Ribeiro
Advogada. Especialista em Direito Penal Econômico e Direitos da Mulher. Membra da Coalizão Nacional de Mulheres. Representante estadual da Anan-SP.
Moderadora: Patrícia Souza Anastácio
Advogada. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela USP. Especialista em Direito Processual Civil pela ESA. MBA em Advocacia Corporativa e Governança EAD. Conselheira Suplente da AASP. Advogada membra da Black Sister in Law e da Associação Nacional da Advocacia Negra (Anan).
AASP
Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.